7 de maio de 2011

Todos os dias há uma coisa nova




Há a fase das birras,


(fases sem serem anunciadas, sem tempo limite, sem indicador de dificuldade - inventadas para testar a capacidade dos progenitores de aguentar a sanidade mental em situações muito adversas)


Melhor conselho que tenho para vos dar: tentar ignorar o máximo possível - pode parecer cruel, mas resulta!!!




Há a fase em que querem fazer tudo sozinhos,


(sou novata nesta fase mas digo-vos que ao mesmo tempo que queremos incentivá-los a realmente fazerem determinadas coisas, demorados o dobro ou o triplo do tempo a corrigir/limpar/refazer as coisas).


Melhor conselho que tenho para vos dar: Espero que tenham muito tempo em mãos e não se importem de lavar muita roupa suja. Há-de dar frutos... eventualmente... Já agora, os babetes de plástico são o máximo!!!




Há a fase do testar os limites


(pelo que sei, da minha própria experiência, esta fase dura assim a modos até que se atinja a fase adulta e começa com "o que é que eu posso fazer até que o meu pai/mãe percam toda a paciência que têm e que me deiam uma valente palmada e me ponham de castigo".


Melhor conselho que tenho para vos dar: Repetir muitas vezes na vossa cabeça - "Isto é uma fase e vai passar, isto é uma fase e vai passar, isto é uma fase e vai passar..." - em último caso, cuspam na mão e dêem uma boa palmada, afinal de contas nunca fez mal a ninguém! E os castigos podem realmente ter resultados satisfatórios e positivos - Nunca perder a esperança!



Há a fase do "Mãããeeee, cócó nico " (mãe quero fazer cócó no penico)
(principalmente quando lhe dá sempre vontade quando é para ir comer - resultado: muito tempo passado na casa-de-banho e 1% de sucesso de cócó no penico)

Melhor conselho que tenho para vos dar: paciência, muita paciência...


Pois é... as mini-gajas crescem a olhos vistos...

Coisas que acontecem:
- Sofia levanta-se da sesta, calca os sapatos dela (os correctos e nos pés certos sem ninguém lhe ter ensinado), ás escuras e coloca os da irmã ao pé dela para ela os calçar.
- Quando chateados perguntamos quem fez um determinado disparate uma delas responder efusivamente "Fui eu!!!!" - com o maior orgulho do mundo!
- Quando acham que estamos a mais dizem "Xá menina!" (tradução: Deixa a menina!)
- Ir na feira de mão dada com a mãe e a dizer ás pessoas (centenas de pessoas) que aparecem pela frente "XÁÁÁIIIIIII!!!"

Sabe-se lá o que nos reserva o dia de amanhã...

1 comentário:

rutinha disse...

ehehehehehe

como me revejo nisto.
o nosso quase todos os dias leva uma palmada e fica sentado "a pensar" (ou seja de castigo), porque quando as coisas nao lhe correm de feição arremessa-nos com o que tem à mão ou tenta bater-nos, está uma peste.